As alterações climáticas representam uma séria ameaça em El Salvador, com impactos cada vez mais intensos agravados com o fenómeno “El Niño” – afetando especialmente as comunidades do meio rural.
As mulheres agricultoras estão a ter um papel determinante nas suas comunidades, reforçando as suas capacidades e conhecimento em agroecologia como método de defesa ambiental e prevenção de catástrofes.
A Oikos e Unes promovem conjuntamente o projeto Melhorar os processos de produção sustentáveis e resilientes para a segurança e soberania alimentar promovido pela Oikos e Unes, com o apoio financeiro da @UEenElSalvador. Esta iniciativa contribui para a garantia dos direitos humanos, em particular o Direito Humano à Alimentação da população mais vulnerável de El Salvador.
Durante o fórum, foram entregues aos representantes do governo local os estudos “Impactos diferenciados da COVID-19 nos municípios de Guaymango, Jujutla, San Francisco Menéndez e Acajutla“, e o estudo “Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ao nível local e a sua contribuição para as metas nacionais de El Salvador”