Sendo a região da Gorongosa o epicentro do processo de DDR (Desarmamento, Desmobilização e Reintegração), o parque tem tido um importante papel no seu desenvolvimento. No território onde se assinaram acordos de paz, haverá mais uma oportunidade de integração dos antigos guerrilheiros num espaço aberto para a participação, onde artesãos e vários atores da comunidade trabalharão em conjunto.
O que pretendemos alcançar através deste projeto?
-Construir 13 escolas resilientes de modo a criar condições de ensino e aprendizagem dignas e seguras para rapazes e raparigas;
-Aumentar a resiliência e o nível de preparação das comunidades para responder a eventos climáticos extremos;
-Envolver as comunidades e criar um espaço de aprendizagem, construindo oportunidades financeiras para as famílias através do fornecimento de serviços não só na fase da execução das obras, mas sobretudo na gestão e manutenção das infraestruturas construídas.
Com a reconstrução destas infraestruturas, mais de 3500 beneficiários terão um espaço seguro com novas fundações, paredes e cobertura, ao mesmo tempo que se capacitam locais para a construção, proteção ambiental e social, sensibilização para a higiene, e proteção perante exploração e abusos sexuais.
Um projeto que conta melhorar as condições de vida de muitos!
O “Projeto de Infraestruturas Resilientes” nos distritos de Maringue, Gorongosa e Nhamatanda integra-se no Projeto “Gorongosa Resiliente” e é financiado pelo Gorongosa Restoration Project, com fundos da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) com apoio técnico da UN-Habitat.