São Tomé e Príncipe

Limpeza do mangal conta com o esforço coletivo da Comunidade da Praia das Conchas

image00006

Durante 4 dias os moradores da Comunidade da Praia das Conchas não mediram esforços para promover a limpeza do canal do mangal, recolhendo o lixo acumulado nas margens do rio.

Segundo o líder desta comunidade, Manuel Tavares: “Um evento como esse é muito importante porque a limpeza do rio vai beneficiar toda a comunidade, chamando a atenção para a importância da preservação do mangal. Quem ganha somos nós e as futuras gerações”.

O rio encontra-se agora visivelmente mais limpo e fluido para a satisfação geral dos moradores que entenderam que a sua despoluição é um processo contínuo, que vai exigir um cuidado constante.

 

Esta ação de limpeza surge no âmbito do Projeto de Gestão Participativa dos Mangais que pretende estabelecer as condições favoráveis para a regeneração natural assistida do mangal da Praia das Conchas.

 

O projeto concluiu que o maior motivo da degradação do mangal desta região são os resíduos sólidos depositados indiscriminadamente na zona tampão da região de savana do Parque Nacional Obô. Esta ação tem também o objetivo de sensibilizar a comunidade local sobre a importância deste ecossistema e o seu papel na conservação do mesmo.

 

Os mangais são florestas únicas, altamente produtivas e complexas, que se desenvolvem em áreas de transição entre o ambiente terrestre e marinho nas zonas tropicais e subtropicais.

São de extrema importância pois providenciam uma variedade de serviços ecossistêmicos, contribuindo para a mitigação das mudanças climáticas através do sequestro de carbono e da biofiltração de poluentes, atuando na proteção costeira contra ventos fortes e ciclones , cheias e o aumento do nível do mar, agindo na estabilização dos solos contra a erosão. Funcionam também como berçário na reprodução de diversas espécies marinhas como peixes, caranguejos e camarão, consideradas cruciais para a dieta alimentar das comunidades costeiras, para a economia do país e o equilíbrio dos oceanos.

 

Por reconhecer que este ecossistema tem um valor inestimável, através do Projeto Gestão Participativa dos Mangais financiado pelo CEPF (Critical Ecosystem Partineship Fund) a Oikos Cooperação e desenvolvimento tem vindo a desenvolver várias atividades que visam a valorização e proteção deste ecossistema, como a atualização dos planos de gestão para os dois mangais localizados no Parque Nacional Obô.

 

image00006

 

image00013   image00012