A Oikos está a iniciar a construção de 4 novas escolas de construção resiliente e resistente a desastres naturais em comunidades do distrito de Gondola, província de Manica.
No total serão 19 salas de aulas, 8 casas para 40 professores e blocos sanitários, além da construção de três furos de água para garantir uma maior higiene e saneamento da comunidade e dos alunos.
Numa altura em que a maioria das crianças em Portugal regressa às aulas, é difícil de imaginar os nossos filhos, netos, sobrinhos, numa escola sem teto. Também sem paredes e sem abrigo. Mas infelizmente em Moçambique – e em tantos outros pontos do Mundo – essa é a realidade.
Após a passagem do ciclone IDAI, em 2019, muitas escolas foram totalmente destruídas e continuam assim mesmo. Para mais de 3 mil crianças essa realidade está prestes a mudar!
Dia 27 de Agosto foi a cerimónia formal de lançamento da primeira pedra, num evento presidido pela Administradora do Distrito de Gondola e contou com a presença do Diretor Provincial da Educação, UNICEF e líderes tradicionais.
Para além da componente construtiva o projeto prevê a capacitação de professores e alunos em prevenção da violência contra a criança, apoio psicossocial em contexto de desastres, saúde sexual e higiene menstrual.
Foram distribuídos novos materiais escolares para alunos e professores e as raparigas, em especial, receberam também kits sustentáveis de gestão da higiene menstrual.
Este projeto é implementado pela Oikos em parceria com a UNICEF e apoio técnico da UN Habitat. Decorre no âmbito do programa “Construindo resiliência na educação através do engajamento comunitários nas escolas afetadas pelos ciclones”, do mecanismo IcSP da União Europeia.