Melhoria da resiliência das comunidades e dos ecossistemas marinhos na costa de Moçambique através de iniciativas locais de co-gestão lideradas pelas comunidades
Promovemos a conservação marinha através da co-gestão comunitária.
Em Moçambique, a persistência do ciclo de pobreza advém em parte do pouco conhecimento por parte da população e das suas lideranças (tradicionais e oficiais) dos seus direitos e deveres de uso e aproveitamento dos recursos naturais marinhos e, consequente, como desenvolver esses recursos numa geração de rendimento responsável e sustentável.
Há comunidades dependentes da pesca, que na última década perderam os seus recursos devido à pesca excessiva e por usarem artes de pesca nocivas tendo impactos negativos em toda a biodiversidade marinha.
Neste sentido, a preservação marinha e a gestão dos recursos é essencial para melhorar o bem-estar e condições de vida das populações e comunidades locais.
Pretendemos assim melhorar as condições de vida das comunidades costeiras, dependentes dos recursos e ecossistemas marinhos, através da proteção, co-gestão e uso sustentável destes recursos.
Localidade: Nampula
Quando: 2023-2026
Orçamento: 249 502 €
Beneficiários: 5 675 pessoas