Programa de Promoção de Mercados Rurais (PROMER) – Fase I
Pretendemos melhorar a vida das famílias rurais desfavorecidas a partir do aumento do rendimento agrícola de pequenos produtores.
Num país onde grande parte da população vive da agricultura de forma precária, pretende-se desenvolver as Associações de agricultores dos distritos alvo, melhorando as suas capacidades de gestão, governação, prestação de serviços aos membros, estabelecimento de ligações com instituições financeiras e comerciais, acesso aos mercados, aumento do seu património, entre outras.
Numa primeira fase de inserção, será realizada a elaboração de um estudo de linha de base que ofereça informação sobre o estado real e atual do nível associativo na área agrícola nos distritos abrangidos, de modo a que as atividades atendam às necessidades presentes.
A seguir, na Implementação, terão início as capacitações de desenvolvimento das Associações de Agricultores. Estas formações visam que as Associações tenham conhecimento e condições adequadas para actuarem como intermediárias no mercado, e estabelecerem parcerias com as instituições financeiras. Desta forma, podem servir de apoio a atividades de aumento da produção, comércio e processamento dos produtos de maneira independente, eficiente, responsável e sustentável, integrando atividades de alfabetização.
Localidade: Cabo Delgado
Quando: 2011-2015
Financiamento: 1 416 435 €
Beneficiários: 21 400 pessoas