Notícias

PAM recebe Prémio Nobel da Paz: um justo reconhecimento ao contributo para combater a fome no Mundo

Enquanto ONG portuguesa parceira do Programa Alimentar Mundial (PAM), a Oikos considera o Prémio Nobel da Paz um justo reconhecimento e orgulha-se de trabalhar no terreno com a maior organização no planeta a promover a segurança alimentar.

O prémio Nobel foi atribuído ao PAM pelos “seus esforços por combater a fome, o seu contributo para melhorar as condições para a paz em áreas afetadas por conflitos e a sua ação como força motriz nos esforços por evitar a utilização da fome como arma na guerra e em conflitos”.

 

“O Prémio Nobel da Paz não é só do PAM. Trabalhamos em estreita colaboração com o Governo, Organizações e parceiros do setor privado cuja paixão por ajudar quem passa fome vulnerabilidades é igual à nossa. Não poderíamos ajudar ninguém sem eles.” Diretor Executivo do PAM, David Beasley

 

“Ajuda alimentar promove paz – a alimentação é arma de guerra e cada vez que o Programa Alimentar Mundial e os seus parceiros distribuem ajuda evitam conflitos“ João José Fernandes, presidente da Oikos – Cooperação e Desenvolvimento, em entrevista à rádio Observador.

 

O Comité Nobel assinalou que a pandemia do novo coronavírus fez aumentar a fome que milhões de pessoas enfrentam em todo o mundo e pediu aos governos que garantam que o PAM e outras organizações sociais recebem o apoio financeiro necessário para alimentação.

 

No último ano a Oikos distribuiu mais de 5.200 toneladas de bens alimentares em Moçambique a mais de 239.500 pessoas com apoio do PAM. Esta foi uma assistência multissectorial às comunidades afetadas pelo Ciclone IDAI e Kenneth através de uma resposta rápida de apoio no acesso à alimentação. Foram ainda distribuídos 3.500 vouchers por família para compra de alimentos. Desta forma, foi possível reduzir o sofrimento das famílias afetadas através de ajuda humanitária de emergência, minimizando riscos de saúde e melhorando as suas condições básicas de sobrevivência.

 

Conheça o trabalho da Oikos com o PAM.