“As plantas não tiram férias” – a afirmação é feita e partilhada por vários dos produtores agroalimentares do SmartFarmer, que, pelos vistos, também não tirou férias, para poder inaugurar o seu renovadíssimo portal (www.smartfarmer.pt), por ocasião da XXXII Festa do Vinho & Pão do Cartaxo.
A plataforma online, dedicada à divulgação e comercialização de produtos locais e regionais, assume-se como parceiro digital da presente edição de um dos mais emblemáticos certames do setor vinícola de Portugal. O evento decorre de 21 a 31 de Maio num novo formato, assente no comércio eletrónico, e com o apoio da Câmara Municipal do Cartaxo e da Associação de Municípios Portugueses do Vinho. Através do SmartFarmer, cada produtor de vinho terá a oportunidade de expor e vender os seus melhores produtos ao consumidor, na sua própria “banca online”. O acesso às principais atividades da feira pode também ser feito no novo site.
A renovação do portal SmartFarmer enquadra-se, igualmente, na necessidade de oferecer uma resposta imediata e eficiente aos desafios colocados pela pandemia da COVID-19 aos setores da agricultura e da pequena transformação agroalimentar artesanal. Com o encerramento de restaurantes, unidades hoteleiras, feiras e mercados, a produção acumula-se em armazéns – ou deteriora-se e vai para aterros -, provocando graves quebras nas vendas de pequenos e médios produtores agrícolas, e colocando em risco milhares de postos de trabalho um pouco por todo o interior do país. De facto, “as plantas não tiram férias nem fazem lay-off”.
Por outro lado, a conjuntura criada pela pandemia veio expor a necessidade urgente de mudança dos comportamentos por parte dos agentes económicos – quer na perspetiva do produtor, cuja missão principal deverá ser o abastecimento dos mercados local e nacional; quer na perspetiva do consumidor, que, agora mais do que nunca, deve valorizar a produção local e nacional, contribuindo para o seu bem-estar alimentar e, sobretudo, para a coesão e sustentabilidade dos territórios.
Com o intuito de mitigar o abrandamento da atividade económica e de estimular o consumo de proximidade, a plataforma SmartFarmer reinventou-se e assume-se agora como a maior montra online de produtos locais do país, bem como um espaço de promoção de feiras sazonais da nossa agricultura (como é, desde já, o caso da Festa do Vinho do Cartaxo 2020), no qual são promovidos a partilha de conhecimento e de relações entre produtores, consumidores e outros agentes económicos, e um sistema alimentar mais são, justo e sustentável.
Para já, são vários os pedidos de registo de produtores recebidos pelo SmartFarmer, que tenciona abrir as suas lojas online até meados de junho de 2020.
Apelamos a que adira desde já! Adquirindo produtos genuínos e de qualidade está a dar o seu contributo para salvar postos de trabalho e preservar o mundo rural e os seus fiéis “guardiões”.