Notícias

O dia-a-dia da assistência humanitária da Oikos em Moçambique

OikosMZvisitaWFP oikoscomunica

A Oikos foi escolhida pelo PAM – Programa Alimentar Mundial das Nações Unidas (World Food Program) para receber duas importantes visitas de parceiros institucionais nas suas distribuições de alimentos na ação de emergência em Moçambique.

Foi assim que, com ministros suecos e membros da embaixada japonesa, fizemos a habitual distribuição diária de alimentos a pessoas carenciadas nas comunidades de Macorococho, Cheadea e Chirassicua (pertencentes a Nhamatanda) e na região do Dondo.

 

É sempre marcado previamente um local para a distribuição de alimentos, que é avisado nas comunidades. Muitas famílias têm que andar de 2 a 10 km para poderem chegar ao local de encontro, para se poder criar um grupo de entrega conjunto. Isto é algo a que, infelizmente, as pessoas estão muito habituadas até mesmo para recolha de água.

 

No local é tudo pensado e organizado ao pormenor. Desde o ponto de encontro, à organização por grupos para entrega, as assinaturas (quase sempre através de impressão digital porque muitas pessoas não sabem escrever), até à divisão de alimentos entre famílias quando assim é necessário.

 

No local fica bem presente a comunicação da “linha verde”, para reportar situações de exploração no âmbito da assistência humanitária, e há também uma caixa de reclamações ou sugestões que podem ser feitas de forma anónima.

 

A distribuição de alimentos de emergência está a chegar à última etapa, já tendo sido concluída em todas as localidades mais remotas, de acesso apenas por helicóptero.                        

 

 OikosMZvisitaWFP oikoscomunica

 

O caminho ainda é longo e estamos já a avançar noutros processos de assistência mais continuada às famílias. Em baixo podemos ver a equipa de gestão em reunião de trabalho com o PAM para definir as prioridades no processo de transição da emergência até à reconstrução.

 

WhatsApp Image 2019-05-29 at 11.17.13