Comunicado de Imprensa Oikos
23/02/2015
27 anos a cooperar para o desenvolvimento!
Hoje, dia 23 de fevereiro, a ONGD portuguesa Oikos celebra 27 anos de existência. Acreditar num mundo sem pobreza onde o desenvolvimento humano seja acessível a todos é a base em que assenta o trabalho da Oikos, que se dedica ao trabalho com as comunidades mais desfavorecidas um pouco por todo o mundo.
Desde a Emergência ao Desenvolvimento, passando pela Educação, Mobilização Social e Influência Pública, o trabalho da Oikos estende-se atualmente a Portugal, África e América Latina mas desde a sua fundação, em 1988, a Oikos já trabalhou nos 5 continentes.
A Oikos tem beneficiado a vida de milhares de pessoas através da sua intervenção. Ao longo destes anos, os impactos mais positivos do seu trabalho têm-se centrado sobretudo na redução da pobreza, na preparação e prevenção de catástrofes, na segurança e soberania alimentar, no desenvolvimento rural, nas energias renováveis e na prevenção, adaptação e mitigação das alterações climáticas.
A atual realidade de Portugal, num ritmo elevado de empobrecimento, impele a Oikos a trabalhar mais no próprio país. Por isso esta Associação está a desenvolver modelos de atuação em Portugal, sendo uma das suas prioridades a soberania e segurança alimentar e nutricional.
Há pelo menos 300 mil pessoas a passar fome em Portugal e quase 2 milhões não conseguem garantir uma alimentação adequada em termos nutricionais. No entanto, em média, cerca de 1000 toneladas de alimentos são diariamente perdidas na fase de produção.
A Oikos acredita que o caminho para resolver este problema passa pela adoção de uma estratégia integrada de segurança alimentar e nutricional por Portugal (estando a Oikos a trabalhar na sua construção), pela promoção da agricultura familiar e pelos circuitos curtos de comercialização, estando a trabalhar em formas que irão promover o reequilíbrio da cadeia agroalimentar.
Entretanto no resto do mundo a Oikos alargará a sua ação para além dos países em que já se encontra, sendo que em 2015 dará início a ações em São Tomé e Príncipe e Cabo Verde.
Participe da vida desta ONG portuguesa em www.oikos.pt