Notícias

17 de outubro, Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza

Vivemos, ainda hoje, num Mundo onde mais de mil milhões de pessoas (uma em cada sete) passam fome e 200 milhões sobrevivem sem emprego.

O compromisso mundial assumido em 2000 – de erradicação da Pobreza Extrema em 15 anos através do cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) – está a chegar ao fim e, no entanto, apenas alguns objetivos foram atingidos. Outros, no tempo que resta, poderão ainda vir a ser cumpridos, mas ainda há muito por fazer. Há ainda muitas pessoas – uma que fosse, seria demais – a viver abaixo do limiar da pobreza.

 

No entanto, somos a primeira geração da história da humanidade com os meios para poder acabar com a pobreza e a desigualdade.

 

No dia 17 de outubro comemora-se o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. A Oikos, mais uma vez, não podia ficar indiferente a este dia, que representa uma excelente oportunidade para informar e sensibilizar crianças, jovens e adultos para a dura realidade da pobreza extrema e para a necessidade urgente de atuar no sentido da erradicação da mesma.

 

Fica assim o convite para que, neste dia, organizem-se iniciativas individuais ou em conjunto como: “um minuto de silêncio” e/ou “um cordão humano”, e seja lido o “Manifesto contra a Pobreza” que sugerimos.

 

Além disso, e porque este é o símbolo de luta contra a pobreza usado em todo o mundo, sugerimos ainda que todos usem a “White Band”, uma pulseira branca que a Oikos disponibiliza por apenas 1€ cada*.

 

No dia 17 de outubro, poderão ser partilhadas fotos e/ou vídeos das ações realizadas através do Facebook da Oikos, colocando na legenda as hashtags #pobrezazero #comecaemti. Podem também enviar-nos por email para que sejam publicadas por nós! Esta é uma forma de mostrar o nosso compromisso, em solidariedade com todos aqueles que acreditam num mundo em que a pobreza e a fome podem e têm que acabar.

 

Porque acreditamos que pequenos gestos e ações podem transformar-se em grandes concretizações, vamos mostrar que não somos indiferentes e exigimos mudança … Porque somos a primeira geração com os meios para poder acabar com a pobreza e a desigualdade!


Pode ainda simplesmente fazer um donativo simbólico de 1€, através do NIB 0036 0265 9910 0013225 29 ou do botão abaixo.

 



*O dinheiro angariado com a venda das pulseiras servirá para apoiar o trabalho global da Oikos, que é diretamente relacionado com este tema.