Portugal

Oikos e AIMinho esclarecem empresas sobre contratação e mobilidade de trabalhadores

Comunicado de Imprensa Oikos
01/03/2013

 

Oikos e AIMinho esclarecem empresas sobre contratação e mobilidade de trabalhadores


Oikos e AIMinho promovem iniciativa sobre contratação e mobilidade de trabalhadores. Ação integra projeto “Mãos (re)Forçadas: Contra o Tráfico de Seres Humanos e a Exploração Laboral“.

 

Apoiar as empresas e os empresários na gestão dos Recursos Humanos, apostando em boas práticas ao nível da contratação e da mobilidade de trabalhadores e em estratégias eficientes e responsáveis, é o objetivo da iniciativa que a Organização Não Governamental Oikos – Cooperação e Desenvolvimento promove, em parceria com a AIMinho – Associação Empresarial, no próximo dia 6 de março. Sob o tema “Boas Práticas na Contratação e Mobilidade dos Recursos Humanos”, o workshop realiza-se a partir das 14h00, na AIMinho.

 

A ação destina-se a dirigentes e técnicos de associações empresariais, empresários e profissionais com funções ao nível da gestão de Recursos Humanos e ainda a intervenientes em processos de contratação e mobilidade de trabalhadores.

 

Dar a conhecer o atual enquadramento legislativo das relações de trabalho, focando as principais alterações vigentes em 2013 (destaque para os impactos na vida das empresas) e apresentar alguns recursos de apoio à contratação, mobilidade e recrutamento, bem como fundamentar e apoiar a implementação da responsabilidade social enquanto estratégia de gestão empresarial serão os três momentos principais da iniciativa.

 

Para o efeito, serão apresentadas o programa Estímulo 2012 e a medida de apoio à contratação via reembolso da Taxa Social Única, cujas candidaturas abriram a 18 de fevereiro. Além disso, serão dados a conhecer os procedimentos inerentes ao destacamento de trabalhadores e à subcontratação, no âmbito de uma estratégia de internacionalização que apele à deslocação e mobilidade de colaboradores. Considerando o atual contexto de crescentes movimentos migratórios, haverá ainda espaço para esclarecimentos sobre o funcionamento do serviço de apoio ao recrutamento de trabalhadores estrangeiros no espaço europeu.

 

A Responsabilidade Social (RS) será outra das temáticas a abordar no decorrer do encontro, aproveitando-se, assim, a oportunidade para apresentar uma ferramenta informática de diagnóstico, implementação e gestão empresarial das práticas de RS, no âmbito do projeto Sustentar 2.0., promovido pela AIMinho – Associação Empresarial. O objetivo é que esta ferramenta funcione como um suporte ao diagnóstico e apoio à implementação e gestão de sistemas de Gestão de RS. Será também sob a égide da RS que o workshop terminará, contando com uma reflexão sobre novos modelos de atuação, visando novos resultados, a partir da perspectiva da Oikos.

 

De registar que o workshop conta com o apoio da Câmara Municipal de Braga e integra o projeto da OikosMãos (re)Forçadas: Contra o Tráfico de Seres Humanos e a Exploração Laboral”, financiado pela Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), através do POPH (Programa Operacional de Potencial Humano).

 

Vimos por este meio convidar o Vosso Órgão de Comunicação Social a estar presente no Workshop “Boas Práticas na Contratação e Mobilidade dos Recursos Humanos”, que se realiza no próximo dia 6 de março, às 14h00, na AIMinho, em Braga.

 

Sobre a Oikos

A Oikos – Cooperação e Desenvolvimento é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD) que completa 25 anos em 2013, tendo sido constituída em 1988, em Portugal. Em 1992, o Estado Português reconheceu-lhe o estatuto de Pessoa Coleciva de Utilidade Pública e, em 2000, foi-lhe atribuído o Estatuto Consultivo junto do Conselho Económico e Social das Nações Unidas (ECOSOC). Tem como missão erradicar a pobreza extrema e garantir que todas as pessoas usufruam do direito a uma vida digna. Com projetos nas áreas de Ação Humanitária, Vida Sustentável e Cidadania Global, o trabalho da Oikos estende-se atualmente por Costa Rica, Cuba, El Salvador, Guatemala, Honduras, Moçambique, Nicarágua, Peru e Portugal.


Contato para mais informações:

Ana Isabel Teixeira – Coordenadora de Projeto

comunica@oikos.pt / ana.teixeira@oikos.pt

Rua Visconde Moreira de Rey, 37 Linda-a-Pastora 2790-447 Queijas, Oeiras – Portugal

Tel. +351 21 882 3630 | Fax. +351 21 882 3635