Cuba

Papa destina ofertório para projecto apoiado pela Oikos em Cuba

Bento XVI destina ofertório da Missa de Quinta-Feira Santa, na Basílica de São João de Latrão, ao centro psicopedagógico cubano “A idade de Ouro”. Localizado na capital Havana, a Instituição acolhe pessoas portadoras de deficiência física e mental profunda, oferecendo tratamento e educação de acordo com as características específicas de cada paciente. 

O centro tem graves carências ao nível das infra-estruturas base, fortemente deterioradas pelos anos e com barreiras arquitectónicas para a especificidade dos pacientes. Têm sido feitas várias reparações parciais, mas os equipamentos estão degradados e obsoletos e o estado do edifício já não permite garantir a segurança e a qualidade requeridas.

 

Considerando todas as limitações estruturais, a oikos e os seus parceiros optaram pela construção de raiz de um novo edifício e re-equipamento.

 

O novo edifício terá uma área de construção de 7.430 m2 e capacidade para acolher 186 pacientes residentes, para além de ambulatório. Contará com áreas específicas para a educação e tratamento – com salas de fisioterapia, psicopedagogia, educação laboral, enfermaria e farmácia – bem como com áreas lúdico-recreativas, espaços verdes e serviços auxiliares (lavandaria, costura, cozinha, dietética…). O centro funcionará também como uma unidade de referência ao nível do acompanhamento e da formação psicopedagógica para Cuba e países da região.

 

No total, serão 452 os beneficiários/dia deste projecto em que a oikos trabalhará em parceria com a Ordem Religiosa das “Hijas de la caridad de San Vicente de Paul”,  com o Ministério para o Investimento Estrangeiro e Colaboração Económica (MINVEC) e o Ministério de Saúde Pública (MINSAP).

 

Os custos previstos são de 3.600.000€. Para financiar este projecto, a Oikos tem vindo a apelar às entidades públicas e privadas, nomeadamente Igrejas, Empresas privadas, organizações da sociedade civil e cidadãos solidários.