No âmbito dos projetos que desenvolve, a Oikos promove a realização de Seminários temáticos, dirigidos, quer a públicos específicos que atuam na área da prevenção e combate do TSH, quer ao público em geral / sociedade civil.
Estes são momentos dedicados à partilha de conhecimento e informação, que convidam à reflexão e identificação de desafios, ao mesmo tempo que proporcionam a disseminação de Boas Práticas, replicáveis por outras organizações e profissionais que pretendam atuar no domínio do TSH.
Assinalando o encerramento formal do projeto Mãos Re(Forçadas), a delegação Norte da Oikos organizou em Braga, em junho 2014, o Seminário "Novos Desafios do Tráfico Humano: Exploração na Mendicidade e Coação para a Prática de Delitos – Reconhecer e Intervir", dedicado às formas de Tráfico de pessoas que se associam à vitimização de crianças, como a mendicidade e a exploração de atividades criminosas.
Em dezembro de 2018, a título de encerramento formal do projeto “(In)Forma-te sobre o Tráfico de Seres Humanos e exploração laboral”, a delegação Norte da Oikos organizou e dinamizou o Seminário "Tráfico de Seres Humanos em Portugal: Prevenção, investigação e intervenção".
Em março de 2022, a título de encerramento formal do projeto “Ativa-te Contra o Tráfico de Seres Humanos”, a delegação Norte da Oikos organizou e dinamizou o Seminário "Práticas e Metodologias de Prevenção do Tráfico de Seres Humanos”.