Área Reservada
  • Português

Emergência

400.000 pessoas precisam de ajuda de emergência urgente em Moçambique, afetadas pelo ciclone tropical IDAI que está a deixar uma onda de destruição com chuvas torrenciais e ventos fortes. A Oikos já está no terreno em coordenação com as Nações Unidas e os parceiros humanitários, pronta para apoiar o governo e responder a esta emergência.

 

Campanha encerrada encerradadonativo

Em 12 de janeiro de 2010, o Haiti foi atingido pelo terremoto mais intenso dos últimos 200 anos no país. Mais de 220.000 pessoas morreram, 300.000 ficaram feridas e mais de um milhão desalojadas.

Desde o primeiro momento que a Oikos esteve no terreno, construindo e equipando habitações com kits domésticos e de cozinha; criando instalações de saneamento e de acesso a água potável; participando em ações preventivas contra a cólera.

Foram ainda criadas duas micro-indústrias para a construção através da reciclagem de escombros. A ação da Oikos beneficiou 3.600 pessoas, entre 2010 e 2011.

Campanha encerrada

Em Janeiro de 2008, o ciclone Jokwe passou pela Ilha de Moçambique devastando as regiões central e norte. Os distritos de Morrumbala e Mutarara, respectivamente nas Províncias da Zambézia e Tete, foram dos mais atingidos pelas cheias, deixando cerca de 285.000 pessoas sem casa e/ou meios de subsistência.

A Oikos executou um projecto para mitigar os efeitos das inundações em comunidades rurais no vale do rio Zambeze através do apoio ao reassentamento da população, e a melhoria do acesso sustentável a água e alimentação. Mais de 4.000 famílias beneficiárias aumentaram a sua produção de alimentos e foram fortalecidas as capacidades locais para mitigação de inundações futuras.

Campanha encerrada