- Português
El Salvador
A Oikos trabalha em El Salvador desde o ano 2001.
Com um papel importante particularmente no que respeita à prevenção e preparação de catástrofes, os projectos da Oikos do país refletem também uma crescente preocupação com os mais jovens, ao nível da sua integração social e laboral. Atualmente o trabalho centra-se na segurança alimentar e nutricional.
-
Cidadania promovendo a boa governança das políticas de segurança na mudança de governo
Influenciar a melhoria das políticas nacionais de segurança pública, no âmbito do ciclo eleitoral e da gestão do novo governo central 2019-2024, contribuindo assim para a redução da vulnerabilidade social à violência em El Salvador.
-
Jovens organizados defendendo os seus direitos
Contribuir para a construção de um panorama social, legal e político favorável para que os jovens, organizados, possam defender os seus direitos de forma segura.
Projectos concluídos
- Integração de uma abordagem de bacias hidrográficas na informação, comunicação e sistemas de resposta a desastres naturais no Departamento de Ahuachapán (2010-2012)
- Integração social e laboral de jovens em risco na área metropolitana (2009-2013)
- Implementação de um sistema multi-ameaça de coordenação e resposta a desastres naturais na Micro-região Centro de Ahuachapán, El Salvador - Dipecho II (2008-2010)
- Promovendo um modelo de apoio integral comunitário para uma juventude resiliente e construtiva (2016 - 2019)
- Projecto Prevenção em Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens no Município de La Unión (2010-2013)
- Assistência integrada para a recuperação rápida da população afectada pela tempestade tropical Agatha em Ahuachapán, El Salvador (2010)
- Desenvolvimento rural sustentável na Baía de Jiquilisco (2010-2013)
- Sistema de informação, monitorização e sistema regional de alerta rápido no Sul do Departamenro de Ahuachapán - Dipecho I (2007-2008)
- Participação, cidadania e acesso a emprego para os jovens, El Salvador (2008-2011)
- Euronaid (2004)
- Distribuição de água, saneamento e medicamentos às populações afectadas pelo furacão STAN, nos departamentos de Ahuachapán (El Salvador) e Santa Rosa (Guatemala) (2005-2006)
- Centro microregional de Formação Cidadã (2009-2011)
Testemunhos
-
Testemunho de Jesus António, Município de Jujutla
Nem feijão para semear nos deixou o furacão (STAN). Tudo estragado, coberto de lama, de terra e de água. Endividei-me para comprar sementes.
-
Testemunho de Ibu Fatimah, vítima do Tsunami
Agora temos água boa para lavar a roupa, tomar banho, para as abluções, para beber e cozinhar.
-
Testemunho de Karla Teresa Rodriguez, coordenadora de Centro Micro-regional de Informação, Monitorização e Alerta Precoce
Antes as pessoas não tinham forma de comunicar. Os rádios instalados nas comunidades que estão ligados ao centro micro-regional são a única forma de ligação ao exterior.
-
Testemunho de André Saramago, coordenador de projecto da Oikos
Nos centros Rota Jovem procura-se dar ao jovem uma formação que vai mais além das competências técnicas ou profissionais que exige o mercado laboral salvadorenho.
-
Testemunho de Luis Roberto Martinez, técnico nos centros de integração social e laboral de jovens em risco - “Rota Jovem”
É um espaço de jovens para jovens. Tenta ver-se os jovens não como beneficiários mas os protagonistas.
A Oikos no Mundo
Trabalhamos com comunidades de regiões e países mais pobres, promovendo a saúde pública, alimentação, água, saneamento e educação.