- Português
El Salvador
A Oikos trabalha em El Salvador desde o ano 2001.
Com um papel importante particularmente no que respeita à prevenção e preparação de catástrofes, os projectos da Oikos do país refletem também uma crescente preocupação com os mais jovens, ao nível da sua integração social e laboral. Atualmente o trabalho centra-se na segurança alimentar e nutricional.
-
Jovens organizados defendendo os seus direitos
Contribuir para a construção de um panorama social, legal e político favorável para que os jovens, organizados, possam defender os seus direitos de forma segura.
-
Melhorar os processos de produção sustentáveis e resilientes para a segurança e soberania alimentar
Contribuir para a garantia dos direitos humanos, em particular o Direito Humano à Alimentação, da população mais vulnerável de El Salvador.
-
Organizações e meios de comunicação populares, comunitários, alternativos e independentes em defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos.
Avançar para a construção da democracia e o cumprimento dos direitos humanos em El Salvador através da liberdade de expressão, respeito pela independência dos meios de comunicação social, acesso à informação e geração de uma opinião pública crítica, pró-activa e construtiva.
Projectos concluídos
- Integração de uma abordagem de bacias hidrográficas na informação, comunicação e sistemas de resposta a desastres naturais no Departamento de Ahuachapán (2010-2012)
- Integração social e laboral de jovens em risco na área metropolitana (2009-2013)
- Implementação de um sistema multi-ameaça de coordenação e resposta a desastres naturais na Micro-região Centro de Ahuachapán, El Salvador - Dipecho II (2008-2010)
- Cidadania promovendo a boa governança das políticas de segurança na mudança de governo (2018-2021)
- Assistência integrada para a recuperação rápida da população afectada pela tempestade tropical Agatha em Ahuachapán, El Salvador (2010)
- Promovendo um modelo de apoio integral comunitário para uma juventude resiliente e construtiva (2016 - 2019)
- Projecto Prevenção em Saúde Sexual e Reprodutiva de Adolescentes e Jovens no Município de La Unión (2010-2013)
- Sistema de informação, monitorização e sistema regional de alerta rápido no Sul do Departamenro de Ahuachapán - Dipecho I (2007-2008)
- Desenvolvimento rural sustentável na Baía de Jiquilisco (2010-2013)
- Distribuição de água, saneamento e medicamentos às populações afectadas pelo furacão STAN, nos departamentos de Ahuachapán (El Salvador) e Santa Rosa (Guatemala) (2005-2006)
- Participação, cidadania e acesso a emprego para os jovens, El Salvador (2008-2011)
- Euronaid (2004)
- Centro microregional de Formação Cidadã (2009-2011)
Testemunhos
-
Testemunho de Jesus António, Município de Jujutla
Nem feijão para semear nos deixou o furacão (STAN). Tudo estragado, coberto de lama, de terra e de água. Endividei-me para comprar sementes.
-
Conheça a história de Esther Zalayaide
Jovem de El Salvador, defensora de direitos humanos que zela diariamente pelo tratamento justo de jovens Salvadorenhos, que tantas vezes vêm os seus direitos violados.
Conheça a história de Carlos e Lino José
Carlos e Lino José são irmãos e têm uma idade combinada de 157 anos. Reformados, vivem em Vila Malanza e são canoeiros, mostrando a beleza e os encantos da maior área de mangal em São Tomé e Príncipe.
Conheça a história de Gustavo Ojeda
Gustavo Ojeda é um jovem trabalhador, que após um imprevisto na sua vida provocado por um acidente, não se deixou limitar pelos obstáculos.
Testemunho de Ibu Fatimah, vítima do Tsunami
Agora temos água boa para lavar a roupa, tomar banho, para as abluções, para beber e cozinhar.
Testemunho de Karla Teresa Rodriguez, coordenadora de Centro Micro-regional de Informação, Monitorização e Alerta Precoce
Antes as pessoas não tinham forma de comunicar. Os rádios instalados nas comunidades que estão ligados ao centro micro-regional são a única forma de ligação ao exterior.
Testemunho de André Saramago, coordenador de projecto da Oikos
Nos centros Rota Jovem procura-se dar ao jovem uma formação que vai mais além das competências técnicas ou profissionais que exige o mercado laboral salvadorenho.
Testemunho de Luis Roberto Martinez, técnico nos centros de integração social e laboral de jovens em risco - “Rota Jovem”
É um espaço de jovens para jovens. Tenta ver-se os jovens não como beneficiários mas os protagonistas.
A Oikos no Mundo
Trabalhamos com comunidades de regiões e países mais pobres, promovendo a saúde pública, alimentação, água, saneamento e educação.