Área Reservada
  • Português

Projectos Concluídos

Restaurar as condições de acesso a habitação, água e saneamento das famílias afectadas pelo sismo de Janeiro de 2010.

Fortalecer e harmonizar o sistema de alerta precoce, melhorando a capacidade de informação, coordenação e resposta rápida a catástrofes naturais.

Fortalecer os actores sociais e estruturas organizativas e aumentar a empregabilidade dos jovens vulneráveis de San Salvador, promovendo e melhorando a sua integração profissional e social.

Reforço da capacidade institucional municipal para promover maior desenvolvimento e melhorar os serviços pretados à comunidade.

Melhoria da vida das famílias rurais desfavorecidas a partir do aumento do rendimento agrícola de pequenos produtores.

Fortalecer as autoridades locais e promover a participação de actores não-Estatais na definição e implementação dos planos de desenvolvimento locais.

Melhorar a segurança alimentar através do aumento da produção de aves crioulas de forma sustentável e com estratégias de baixo custo.

O projecto pretende criar uma rede de formadores, de modo que ONGs, Igrejas e entidades locais que trabalham em Angola promovam uma maior participação das pessoas no seu próprio desenvolvimento, potenciando um desenvolvimento comunitário de qualidade e sustentável, baseado na participação das pessoas e dos grupos na decisão, na realização e avaliação dos projectos de que são beneficiários e na valorização dos saberes e dos recursos locais em harmonia com o meio ambiente.


 

A primeira intervenção data de 1999, ano em que a organização estabeleceu uma representação em Timor Leste, em resposta à crise humanitária pós-referendo de independência. Entre 1999 e 2002 a Oikos actuou naquele país com um programa de acção humanitária, no domínio da reactivação da produção agrícola e na organização dos serviços de saúde dos distritos de Aileu e Manufahi.

Data de Início: 1999

Data de fim: 2002

A região de Banda de Aceh, na costa sudoeste da ilha de Sumatra, foi a região mais afectada pelo tsumani a 26 de Dezembro de 2004, onde morreram mais de 90.000 pessoas e 2 milhões fi caram afectadas tanto pela quebra dos serviços sociais básicos (água e saneamento, saúde, educação), como pela destruição dos meios de subsistência (agricultura, pesca e indústria), criando uma situação de insegurança alimentar e aumentando a dependência destas populações face à ajuda externa. A Oikos ficou responsável por fornecer água potável e saneamento básico em 11 destes campos, pela prestação de cuidados de saúde primários e apoio na gestão de vários centros de saúde e por uma clínica móvel. Para isto, foram capacitados enfermeiros e promotores de saúde comunitários, através de acções de formação específi cas e on-job, assim como na gestão integrada de 2 postos de saúde.

 

Beneficiários: 17.142 pessoas (5.714 famílias)

Data de início: Mai.2005

Data de fim: Mar.2006

Pág. 1 de 24

  

A Oikos no Mundo

Trabalhamos com comunidades de regiões e países mais pobres, promovendo a saúde pública, alimentação, água, saneamento e educação.

Onde estamos...
Onde estivemos...
 

Siga-nos

facebook1