Área Reservada
  • Português

Projectos Concluídos

Criar as condições técnicas e materiais necessárias para melhorar os resultados educacionais.
 

Reabilitação de consultórios médicos de família, município Trinidad, Sancti Spiritus, afectados pelo furação Dennis 2005.

 

Data de Início: Jan.2006

Data de Fim: Mar.2006

Fortalecer e harmonizar o sistema de alerta precoce, melhorando a capacidade de informação, coordenação e resposta rápida a catástrofes naturais.

Estamos a reforçar o conhecimento e o papel ativo da sociedade civil e da comunidade educativa do Distrito de Braga, em especial dos jovens e agentes educativos, sobre a temática do Tráfico de Seres Humanos, com vista à prevenção do fenómeno.

Melhoria da vida das famílias rurais desfavorecidas a partir do aumento do rendimento agrícola de pequenos produtores.

As condições de pobreza e de falta de serviços e recursos básicos fazem com que sejam cada vez mais precisos projectos de desenvolvimento rural. O objectivo deste projecto foi organizar os pequenos agricultores do município de Araci, Estado de Bahia, Brasil afim de viabilizar a pequena produção e capacitar os beneficiários para conviverem com a seca e apoia-los na comercialização dos seus produtos. As actividades previstas incluem a capacitação no processamento de leite de caprinos, produção de leite de qualidade, fabrico de queijo e iogurte, administração e colocação dos produtos no mercado.

 

Beneficiários: 12 camponeses directores das APAEB

Data de Início: Set.1996

Data de Fim: Set.1997

Tendo como objectivo específico a redução da vulnerabilidade das famílias pobres do Golfo de Fonseca, foram deseenvolvidas acções que visavam:

A região de Banda de Aceh, na costa sudoeste da ilha de Sumatra, foi a região mais afectada pelo tsumani a 26 de Dezembro de 2004, onde morreram mais de 90.000 pessoas e 2 milhões fi caram afectadas tanto pela quebra dos serviços sociais básicos (água e saneamento, saúde, educação), como pela destruição dos meios de subsistência (agricultura, pesca e indústria), criando uma situação de insegurança alimentar e aumentando a dependência destas populações face à ajuda externa. A Oikos ficou responsável por fornecer água potável e saneamento básico em 11 destes campos, pela prestação de cuidados de saúde primários e apoio na gestão de vários centros de saúde e por uma clínica móvel. Para isto, foram capacitados enfermeiros e promotores de saúde comunitários, através de acções de formação específi cas e on-job, assim como na gestão integrada de 2 postos de saúde.

 

Beneficiários: 17.142 pessoas (5.714 famílias)

Data de início: Mai.2005

Data de fim: Mar.2006

O Cerro Cotzic é uma zona de recarga hídrica de grande importância para a vida dos habitantes da região e para a conservação da natureza.

Este projecto de segurança alimentar desenvolvido nesta zona teve como principais objectivos:

contribuir para a redução da vulnerabilidade alimentar nas comunidades beneficiárias;

apoiar os processos de fortalecimento municipal relacionados com a participação social e a descentralização da gestão do desenvolvimento;

e reduzir os índices de doenças relacionadas com o consumo de água, as quais estão identificadas como parte das causas mais significativas de mortalidade e morbilidade infantil.

 

Desta forma, foi possível melhorar a gestão sustentável dos recursos hídricos com orientação para a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN), no Município de Ixchiguán, Departamento de San Marcos, Guatemala.

 

A Oikos vai assinalar, na Guatemala, o Dia Mundial do Ambiente – 5 de Junho – com um importante evento de reflorestação em larga escala financiado pela Comissão Europeia.
 
A acção, integrada no projecto da Oikos “Cotzic – Segurança alimentar e nutricional em Ixchiguán” é feita em colaboração com diversas instituições locais.

Sob o mote "O teu bosque, a tua água, o teu futuro, a tua vida", milhares de pessoas vão participar nesta actividade que terá uma ampla cobertura a nível nacional pelos órgãos de comunicação social.

O Cerro Cotzic é uma zona de recarga hídrica de grande importância para a vida dos habitantes da região e para a conservação da natureza. Uns dos principais objectivos deste projecto são:


- A redução da vulnerabilidade alimentar;
- O apoio aos processos de fortalecimento municipal, promovendo a participação social e a descentralização do desenvolvimento;
- A redução dos índices de doença relacionadas com o consumo de água.

A Oikos prevê que, com este projecto, sejam beneficiadas 23.022 pessoas.

Fortalecer os actores sociais e estruturas organizativas e aumentar a empregabilidade dos jovens vulneráveis de San Salvador, promovendo e melhorando a sua integração profissional e social.

Pág. 1 de 24

  

A Oikos no Mundo

Trabalhamos com comunidades de regiões e países mais pobres, promovendo a saúde pública, alimentação, água, saneamento e educação.

Onde estamos...
Onde estivemos...
 

Siga-nos

facebook1