A promoção de projectos e programas de educação para a Cidadania Global, através de informação, sensibilização, formação e mobilização social em torno da construção de cidadãos conscientes das suas responsabilidades, foi sempre uma das prioridades da organização.
Desde 1989 a Oikos desenvolveu diversos projectos direccionados para o ensino pré-escolar, básico, secundário e universitário.
Um foco fundamental é também o apoio à formação de multiplicadores, como sejam os Nedoikos – Núcleos de Educação para o Desenvolvimento da Oikos.
Como grandes impactos do trabalho da Oikos nesta vertente em Portugal podemos apontar a introdução de temas ligados à Educação para a Cidadania Global nos curricula oficiais de diversas áreas, com destaque para a geografia e a economia; a introdução do debate da interculturalidade em Portugal; a valorização da educação em valores (educação para a solidariedade, cidadania, etc.) e o desenvolvimento e disseminação de metodologias activas.
Desde 2000, tem-se privilegiado um trabalho baseado em linhas de acção, cada uma trabalhada com uma maior variedade de metodologias e estratégias, apropriadas aos vários públicos-alvo: actores sociais, comunidades educativas, media, opinião pública e decisores políticos. A Oikos sempre procurou dar voz aos sectores mais vulneráveis da população mundial, projectando as suas aspirações junto dos decisores públicos. Influenciar as políticas públicas torna-se, pois, uma responsabilidade permanente que assumimos.
Fonte: Human Development Report - UNDP; The World Factbook; Human Development Report - UNDP