Notícias

Finance Day COP27

Um quarto dos países no mundo enfrenta uma grave crise de dívida pública. Os países com menor rendimento sofrem dos piores impactos das alterações climáticas, e são os que menos contribuíram para o estado atual do nosso planeta. Em paralelo, os países ricos e as entidades financeiras internacionais continuam a usar a dívida para controlar e retirar a riqueza e bens naturais dos países mais pobres.

O custo destas dívidas externas faz com que estes países, já bastante vulneráveis, reduzam ainda mais o seu investimento em estratégias de resiliência climática, em serviços de saúde, infraestruturas públicas e educação. Tudo isto torna a situação das comunidades ainda mais precária, levando milhões de pessoas à pobreza extrema e aumentando as desigualdades. As pessoas comuns e, principalmente, as mais vulneráveis estão a pagar o preço.

Que os decisores hoje reunidos na COP27, cancelem esta dívida e reconheçam que são os países mais desenvolvidos que têm uma dívida climática para com os países do Sul.

A Oikos e mais de 250 Organizações da Sociedade Civil estão juntas num apelo internacional aos líderes mundiais para agirem e cancelarem a dívida aos países mais pobres.

Saiba mais em https://bit.ly/3n2wM46