Organizações e meios de comunicação populares, comunitários, alternativos e independentes em defesa da liberdade de expressão e dos direitos humanos.
Pretendemos avançar para a construção da democracia e o cumprimento dos direitos humanos em El Salvador através da liberdade de expressão, respeito pela independência dos meios de comunicação social, acesso à informação e geração de uma opinião pública crítica, pró-activa e construtiva.
Nos últimos anos, a situação da liberdade de expressão em El Salvador, segundo as instituições internacionais (HRW, Amnistia Internacional, CIDH, ACDH, Freedom House), deteriorou-se em termos de garantias de liberdade de expressão e de acesso à informação pública. A APES publicou um relatório em Maio de 2020 no qual denunciava que os jornalistas sofriam ataques de funcionários públicos, que as “notícias falsas” proliferavam e que o já excessivo controlo da informação pelo Executivo se aprofundou, intensificado durante a emergência pela COVID-19, impedindo o trabalho da imprensa independente e dos pequenos meios de comunicação social.
De forma particular, este trabalho irá reforçar organizações e meios de comunicação populares, comunitários, alternativos e independentes no seu exercício e defesa da liberdade de expressão e no seu trabalho de construção de uma cidadania ativa que exija o pleno cumprimento dos direitos humanos.
Quando: 2021-2023
Orçamento: 570 698 €
Beneficiários: 686 pessoas e 22 Organizações