Reforço da capacidade de resposta e adaptação de pequenos produtores aos efeitos de eventos climáticos e conflitos sociais

Pretendemos melhorar a capacidade de resiliência e adaptação de pequenos produtores afetados pelas alterações climáticas e pela instabilidade política e social, como forma de contribuir para a segurança alimentar das suas famílias e para a estabilidade social da comunidade.

O mosaico económico e social da zona da Cordilheira de Nariño, na Côlombia, foi inevitavelmente afetado pelo conflito militar interno e, recentemente, pelo processo de desmilitarização integrado no processo de paz. Este contexto, tem tornado estas populações extremamente vulneráveis a uma instabilidade social que tem sido crescente nos últimos meses nestas regiões, em virtude da atuação de grupos criminosos, atividades paramilitares, violência relacionada com o narcotráfico e de uma reação muito ativa e vigorosa perante um contexto político e económico desfavorável, com corte de estradas, greves, tensões e violência civil.

Acresce um crescente extremar das condições climatéricas, com tempestades, inundações, deslizamentos e desabamentos de terra, deixando estas populações numa situação económica e alimentar de risco.  

Assim, a Oikos pretende aumentar a capacidade produtiva a nível familiar para satisfação de necessidades básicas, desenvolver estratégias de adaptação das famílias a factores ambientais adversos, e promover a organização do tecido comunitário como forma de integração económica e social das famílias.
País: Colômbia

Localidade: Nariño 

Quando: 2024-2026

Orçamento: 469 634 €

Beneficiários: 480 pessoas

EIXOS TEMÁTICOS

SETORES DE INTERVENÇÃO

Últimas Notícias

Ainda não há notícias no projeto



Projetos Relacionados